top of page

Música para crescer 

Música Para Crescer é um projeto do INSTITUTO MÃOS UNIDAS para a criação e implantação de um programa de ensino gratuito de instrumentos musicais e de canto coral, que contribui com a formação cidadã de crianças e adolescentes em situação de deficiência educacional, vulnerabilidade pessoal e risco social.

As ações foram definidas e serão regidas a partir da compreensão de que a família e a escola são os principais pontos de partida para este desenvolvimento social, através da prática de soluções efetivas, viáveis, transformadoras e de efeito multiplicador para outras comunidades e regiões.

Ao final de cada turma, será formada uma Orquestra com instrumentos sinfônicos, Orquestras por naipes – sopro, cordas e popular, pequenos Conjuntos Camerísticos e Formações de Corais para contribuir com a prática em conjunto e o acesso à cultura musical por meio de concertos didáticos.

O Instituto é uma entidade assistencial, sem fins lucrativos.

Assiste a mais de 700 famílias carentes que habitam a região da Comunidade do Rio das Pedras e comunidades do entorno na zona oeste do Rio de Janeiro.

Além do projeto musical, em suas instalações, recebe as famílias oferecendo palestras educativas e de cunho psicológico para as mães.

São oferecidos reforço escolar, preparação para concursos públicos tanto para escolas públicas de ensino fundamental, como Colégio Pedro II, preparação para cursos profissionalizantes, cursos de inglês básico e intermediário, para crianças a partir de 9 anos, cursos de Informática do pacote office e conserto de computadores.

O baixo grau de escolaridade e a falta de oportunidades no mercado de trabalho levam muitos jovens à marginalidade, seja esta marginalidade ativa – como agentes promotores de violência social, seja passiva – afastados do mercado de trabalho.

O drama infantil e da adolescência é verificado em todas as classes sociais, porém, nas populações menos favorecidas essa passagem torna-se um drama ainda com maiores repercussões. Longe do mercado de trabalho e dos bancos escolares, muitos jovens acabam seguindo pelo caminho do crime.

O projeto contemplará diretamente 50 alunos entre crianças e adolescentes que estudam em escolas públicas.Para participar, o aluno precisa apenas estar matriculado em qualquer escola do estado e realizar a inscrição para o curso nos locais que serão divulgados de acordo com o cronograma do projeto.

Muitas das comunidades em que os alunos fazem parte ainda são desprovidas de instrumentos essenciais do Estado e de organização civil, apresentando índices altos de violência e de marginalidade.

Indiretamente serão contemplados familiares dos alunos e suas respectivas comunidades, visto que esses alunos se tornarão referências de uma nova realidade.

PROJETO PEDAGÓGICO

Toda a concepção metodológica terá como objetivo otimizar e propiciar a educação musical e a inclusão social do aluno em benefício próprio e social de seu meio em que vive de modo eficiente, qualificado e concreto.

Visamos uma situação onde corpo docente, corpo discente, coordenação, patrocinadores ̧ apoiadores e familiares, exerçam suas funções e obtenham também os benefícios peculiares respectivos.

A metodologia do projeto foi fundamentada em concepções pedagógicas de educadores.

Ação Fonoaudiológica dentro da Escola

Durante o ano, faremos avaliações fonoaudiológica em todos os alunos da escola, programa de ação de saúde no âmbito escolar que visa detectar, orientar e prevenir os distúrbios auditivos e orofaciais, causados por hábitos deletérios.

 

Fazem parte do programa de ação as seguintes temáticas:

Responsabilidade com as tarefas escolares; respeito aos direitos dos outros; aprendizagem de valores sociais; uso indevido de fone de ouvido; cotonete; desenvolvimento motor e intelectual; hábitos orais nocivos como: roer unha, lápis, sucção de dedo, chupeta, mascar chiclete. Obs.: Respeitando a faixa etária na qual a criança se encontra e com a supervisão da escola

Segundo os pressupostos da filosofia pedagógica de Dalcroze, Kodály, Orff e Villa-Lobos, a música é capaz de desenvolver o intelecto, as emoções e toda personalidade do homem, sendo assim, a metodologia contemplará a adequação da linguagem técnica aos diferentes níveis de instrução e vivência de cada um dos participantes

APRESENTAÇÃO

No fim de cada período, uma grande apresentação gratuita na Cidade das Artes, Barra da Tijuca, para amigos, familiares, colaboradores e para os próprios integrantes do projeto mostrarem sua evolução.

Contra Partida de Mídia

Logo e material promocional em toda área da apresentação final, em todo material didático e uniformes. Inicialmente atenderemos 50 crianças durante o ano letivo de 2023

Site oficial do projeto

Site será atualizado diariamente através da assessoria de imprensa, divulgando o projeto e informando sobre apresentações

Mídia

Rádio FM – Radio Paradiso FM é parceira do projeto, entre outras com mídia espontânea

Redes Sociais

A assessoria de imprensa atualizará diariamente o site e as redes sociais

Assessoria de Imprensa

Nossa equipe além de atualizar as informações da internet, atuará informando diretamente aos veículos de comunicação sobre o projeto, gerando visibilidade através de mídia espontânea, selecionando festivais pelo país para que os alunos ganhem experiência e convivam com esse universo tão fascinante.

bottom of page