Equipes de Visitas aos Lares na Comunidade

O Instituto Mãos Unidas realiza regularmente visitas aos lares das famílias assistidas, onde é feito um levantamento das necessidades psico-sócio-econômicas de cada família a fim de obter informações para dimensionar e adequar os auxílios que são oferecidos.


As famílias atendidas recebem visitas regulares onde constata-se a disponibilidade, ou não, de aparelhos eletrodomésticos, desde liquidificador , fogão  e geladeira até computador.

 

Verifica-se a existência de mobiliário básico, tais como cama, colchão, mesa e cadeira entre outros, bem como as condições de salubridade a partir da existência de janelas ou outro tipo de ventilação; acesso a água e esgoto; assim como proximidade de valões ou lixões.


Verifica-se o número de pessoas que habitam o lar, quantas crianças/jovens estão na escola, se os jovens/adultos trabalham, em quais funções e salários e se recebem bolsa família, aposentadoria ou outro benefício social. As principais despesas são listadas: aluguel, água, luz, gás, acesso à internet e TV a cabo, incluindo-se eventuais gastos com medicamentos de uso contínuo.


As visitas levam aproximadamente trinta minutos, e são realizadas por equipes uniformizadas.