Atendimento a Pessoas em situação de rua


Uma vez por semana, uma equipe de aproximadamente 20 pessoas segue em caravana desde a Barra da Tijuca ao Recreio dos Bandeirantes, parando em alguns pontos determinados com isopores contendo de quarenta a oitenta quentinhas, roupas, cobertores, calçados, pães, água, remédios, bananas, chocolate etc., com o objetivo de nos aproximarmos dos moradores de rua em situação de risco com a finalidade de tirá-los das ruas.


Além disso, como a equipe tem vários médicos, realizamos atendimento médico e curativos. 


Iniciamos então, um atendimento visando descobrir quais as reais necessidades e viciações, e se existe o desejo sincero de sair dessa situação.


Entendendo que o convívio familiar é o mais importante, contatamos a família, viabilizamos o seu retorno à terra natal e os levamos até o embarque fornecendo um “Kit viagem” (mochila, roupas, calçados, banho, café e almoço) para qualquer estado do Brasil.


Prestamos a orientação necessária para  tirarem documentos  de identidade, carteira de trabalho, certidão de nascimento etc.


Para os que manifestam vontade e desejo de sair da viciação, realizamos o encaminhamento para abrigos parceiros, que fazem um trabalho de desintoxicação de seis a nove meses, com psicólogos, enfermeiros, médicos e N.A. (narcóticos Anônimos), A.A. (alcoólicos Anônimos) e religiosidade.


Acompanhamos esses moradores de rua semanalmente, dando o suporte material e emocional.


Ao término deste período, os auxiliamos na recolocação no mercado de trabalho, alugamos (pelos dois meses subsequentes)  uma moradia  e acompanhamos esses companheiros em recuperação até que tenham condição de caminhar sozinhos.